editora

NORMAS - ARTIGO DE RELATO DE CASO OU RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA CAPÍTULO DE LIVRO


A seguir apresentamos as instruções para normalização do seu trabalho em formato de Artigo de Relato de Caso ou Relato de Experiência para Capítulo de Livro. Com este formato pretendemos aumentar a qualificação da obra e o nível de citação, gerando assim maior impacto na área e a multiplicação de suas ideias entre os leitores que apreciarão e farão o uso da sua pesquisa.

- Baixe o modelo no final da página


1) Título

[TÍTULO DESCRITIVO E ACURADO]: [TIPO DE RELATO]

- Máximo 135 caracteres

Exemplo 1:

[RESULTADOS OBTIDOS NA SOROLOGIA DE UM PACIENTE RECUPERADO DE COVID-19]: UM  [RELATO DE CASO]

A MEDITAÇÃO FAZ COM QUE OS PROFESSORES TENHAM UM MELHOR DESEMPENHO: UMA REVISÃO NARRATIVA 
Exemplo 2:

[A ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA : UM  [UM RELATO DE EXPERIÊNCIA]

A ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
 
2) Autores

[Nome Completo], [Instituição] - [SIGLA]
ou..
[Nome Completo], [Instituição]
ou..
[Nome Completo]
Exemplo:
João da Silva, Universidade de São Paulo - USP
Maria dos Santos, Fundação de Pesquisa
José dos Santos Silva


(Máximo: 10 autores, não é permitido mini currículo, a instituição é opcional, a sigla é obrigatória apenas para universidades)


3) RESUMO

Deve conter no mínimo 100 palavras e no máximo 250 palavras. Deverá abranger breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo com alinhamento justificado, não deve incluir subtítulos.

4) Palavras-chave: 

(Mínimo 3 palavras e no máximo 5 palavras, separadas por vírgula.


5) INTRODUÇÃO

A introdução deve ser igualmente concisa e conter informação disponível sobre o assunto, o contexto, o mérito e o objetivo do relato, de modo a atrair a atenção do leitor.


6) RELATO DE CASO

Na descrição do caso, a sequência deve ser cronológica, organizada, com detalhes suficientes para que o leitor estabeleça sua interpretação, eliminando dados supérfluos, detalhes de datas dos exames, dados confusos ou não confirmados. Em se tratando de vários casos, estes devem ser sequencialmente relatados


7) DISCUSSÃO

A discussão deve enfatizar a prioridade e singularidade do relato, a acurácia do diagnóstico e a sua validade em comparação com os dados da literatura, e os subsídios para se levantar novas perspectivas, aplicações ou conhecimentos com o mesmo. O autor deve descrever sucintamente os dados da literatura, comparando e avaliando contrastes e nuances com o caso   alinhados e de forma justificada.


8) CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devem ser elaboradas com base no objetivo e não podem consistir no resumo dos resultados. Os termos CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS devem ser definidos a critério dos autores. As conclusões devem ser escritas em parágrafos alinhados e de forma justificada 


9) REFERÊNCIAS

Dê preferência para publicações em literatura nacional e internacional veiculadas em periódicos científicos dos últimos 5 anos. O formato de citação e referências é o ABNT.




Observações importantes:

1. Os nomes das seções de 3) até 8) devem ser mantidas por se tratar da estrutura básica do capítulo da obra, garantindo que os capítulos tenham harmonização na exposição do conteúdo ao longo de toda a obra.

2. Subseções podem ser criadas, caso considere necessário, apenas nas seções  6) Relato de Caso e 7) Discussão.

3. Quando aplicável, você pode inserir a seção de Agradecimento e Financiamento antes da seção Referências.

4.O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx;) configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (3cm). Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, exceto para citações diretas longas, com mais de três linhas, deve ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (corpo 10) e sem as aspas. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.

5.  O texto deve conter o mínimo de 5 páginas e o máximo de 20 páginas, incluindo referências.
6. Caso o seu trabalho já tenha sido publicado é obrigatório anexar o PDF da publicação anterior para podermos citar a fonte do trabalho original, ofertando os créditos para o veículo de comunicação. Ainda sobre os direitos autorais é importe observar que:

a) É responsabilidade do autor verificar o comprometimento dos direitos autorais, quando for necessário, entre em contato com o congresso e/ou revista para solicitar a autorização para a publicação em formato de capítulo, informe que a publicação ocorrerá em formato de acesso livre e sem detenção de direitos autorais. A autorização não precisa ser enviada para a editora, o autor deve apenas guardá-la caso precise resolver conflitos.

b) Para os trabalhos com os direitos autorais comprometidos e sem autorização para publicação, sugerimos a atualização do trabalho através do método de Protocolos e Práticas em Pesquisa, aplicando essa metodologia o trabalho é contextualizado em uma nova produção científica de forma que não compromete direitos autorais ou autoplágio.


div data-slot="button" class="" style="position: relative; left: 0px; top: 0px; padding-bottom: 20px;" data-param-link-text=" Voltar para Orientações Gerais


© 2020 EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA